LEIA - Quem somos

O projecto LE.I.A. continua activo e aparece agora renovado: ao associar-se ao projecto LER+ do Plano Nacional de Leitura, ganhou a sigla M.L.M (Melhores Leitores do Mundo). Continua a ser um espaço de partilha de experiências de leitura, mas integra agora na sua estrutura um verdadeiro clube de alunos leitores.

Permanece, no entanto, sempre aberto às sugestões de leitura que nos queiram enviar. Por isso, se acabou de ler um livro e gostou, escreva alguma palavras sobre ele e envie o texto para
leia.esmtg@gmail.com. Nós temos o maior gosto em publicá-lo no blogue.
Sugira. Comente. Participe. O blogue é o seu espaço.

Ana Gonzaga

Rosário Cardoso







sábado, 7 de novembro de 2009

Fábio Ventura na ESMTG



Na segunda-feira, dia 26 de Outubro, a nossa escola teve o privilégio de receber no seu auditório, um seu ex-aluno, Fábio Ventura, um jovem, que recentemente publicou um livro de literatura fantástica – Orbias, as Guerreiras da Deusa.
A sessão foi aberta pelas professoras Rosário Cristóvão, coordenadora da BE/CRE, e Ana Gonzaga, responsável pelo projecto LE.I.A.. A biografia de Fábio Ventura foi apresentada por mim própria, Ana Félix, e de seguida, uma outra aluna, Carina Dias, contou-nos um pouco da trama de Orbias. Depois, foi a vez de Fábio nos falar um pouco sobre ele, sobre as razões que o levaram a escrever este livro, em que é que se inspirou, entre muitas outras coisas. Os alunos tiveram a oportunidade de levantar questões sobre a obra e, no final, da sessão quem quis pôde obter um autógrafo.
Devo dizer que a sessão ultrapassou as minhas expectativas, na medida em que os alunos e professores, que enchiam o auditório da escola, se mostraram muito interessados, ao interrogarem o escritor com perguntas sobre o livro e até mesmo sobre o processo de publicação do mesmo, descobrindo-se que a juventude de hoje é uma apaixonada pela literatura do Fantástico. Alguns alunos já leram a obra e partilharam opiniões e até críticas com Fábio Ventura.

Este mostrou-se um excelente comunicador com o público jovem e conseguiu cativá-lo de forma exímia.
Desejo que se realizem mais sessões como esta na nossa escola, que levem a juventude de hoje a ler cada vez mais.

Ana Félix





Sem comentários:

Enviar um comentário