"O Rapaz do Pijama às Riscas", de John Boyne, foi o livro que o projecto LEIA abordou no período passado, fazendo parte também da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura que teve lugar em Dezembro.
A história contada, para além de comovente, revela uma perspectiva diferente da que estamos habituados a encontrar em livros que abordem a Alemanha no tempo de Hitler. O protagonista desta narrativa, Bruno, é um rapazinho normal que vive em Berlim com a família até ao dia em que o seu pai, soldado nazi, é promovido e enviado para Auschwitz. Fechado em casa com o pai, mãe e irmã, Bruno sente-se só e decide explorar a propriedade onde se encontra a sua nova casa. Nesta exploração, encontra Shmuel, um menino da sua idade, vestido de pijama às riscas, que se torna seu amigo. Divididos pela misteriosa vedação que separa os habitantes do campo da família de Bruno, a sua perigosa amizade alterará por completo as suas vidas.
A perspectiva infantil de Bruno confere à narrativa um toque de inocência que torna um tema tão complexo numa leitura agradável e fácil, apesar da seriedade e tristeza características do tema. Os trocadilhos existentes contribuem, assim, para a criação deste paradoxo, que existe ao longo da história, dividindo o leitor entre o cómico de situação e o trágico contexto em que as personagens se encontram. É um excelente livro para todas as idades.
A próxima reunião terá lugar dia 16 de Fevereiro, onde se discutirá o livro "O Leitor".
Teresa Garrocho