Com a chegada do calor, o fim das aulas também se aproxima e o LEIA-MLM não poderia deixar de realizar uma última sessão.
Dia 8 de Junho de 2011, pelas 14 horas, na biblioteca da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, deu-se a última discussão literária, com a presença dos vários membros o clube, entre os quais professores e alunos, e alguns convidados especiais – dois membros da direção e a nossa querida surpresa.
Uma das nossas professoras deliciou-nos, durante toda a semana, com uma suposta surpresa que se iria dar neste último encontro. Para nosso espanto, a novidade consistia na visita de um professor de geografia, Nuno Baptista.
A verdade é que ninguém entendeu a razão de tanto suspense, até o diálogo ser iniciado. O professor conseguiu cativar toda a biblioteca em meros segundos. Inicialmente, começou por contar a sua experiência como leitor, o porquê de gostar de ler e desfez os preconceitos que insistiam em separar as ciências das literaturas. Seguidamente, explicou o motivo pelo qual escolheu o livro que apresentou – O Malhadinhas de Aquilino Ribeiro. Toda a sala participou com gargalhadas e com as suas próprias impressões de leitura, partilhando momentos de prazer relacionados com literatura.
Algo que impressionou, tanto os alunos, como os professores, foi a vida de Aquilino, contada através da voz do professor Nuno, pois deu uma nova consciência da época Salazarista e também uma nova visão acerca do orgulho pelo nosso trabalho – Aquilino fora uma pessoa muito talentosa, porém, apesar de ser nomeado para vários prémios, nunca aceitou qualquer um deles.
Após uma viagem no tempo, regressámos aos livros, com O Malhadinhas. Segundo o professor Nuno, Malhadinhas era uma personagem complicada, travessa. Este faz uma analepse e conta a sua história, revivendo os momentos de quando era jovem – com a sua navalha e o seu jeito desenrascado. Uma escrita muito trabalhada e muito singular, com uma linguagem muito cuidada, um livro que, segundo o nosso convidado, vale a pena comprar e deleitar-nos um pouco com ele.
Desta forma, foram passadas algumas horas em pleno convívio e prazer. Depois de muita conversa, risos e partilha de impressões de leitura, nada melhor que um belo lanche, oferecido pela nossa escola, para terminar a tarde.
Foi um bom fim de ano para o clube de leitura. Para o ano há mais.
Mónica Nobre
Sem comentários:
Enviar um comentário