LEIA - Quem somos

O projecto LE.I.A. continua activo e aparece agora renovado: ao associar-se ao projecto LER+ do Plano Nacional de Leitura, ganhou a sigla M.L.M (Melhores Leitores do Mundo). Continua a ser um espaço de partilha de experiências de leitura, mas integra agora na sua estrutura um verdadeiro clube de alunos leitores.

Permanece, no entanto, sempre aberto às sugestões de leitura que nos queiram enviar. Por isso, se acabou de ler um livro e gostou, escreva alguma palavras sobre ele e envie o texto para
leia.esmtg@gmail.com. Nós temos o maior gosto em publicá-lo no blogue.
Sugira. Comente. Participe. O blogue é o seu espaço.

Ana Gonzaga

Rosário Cardoso







domingo, 17 de janeiro de 2010

Woody Allen - Pura Anarquia

Em Pura Anarquia, Woody Allen apresenta um conjunto de 18 histórias, todas muito distintas mas com um objectivo em mente: a anarquia literária, ou seja, todas as realidades e personalidades que as povoam são plausíveis. Geralmente retratam cenas do quotidiano moldadas à imaginação de Allen o que vai criar uma sociedade um pouco exagerada.


Esta sociedade é caracterizada como sendo uma sociedade fútil, “vazia”, no sentido de só se preocupar com coisas inúteis, chegando alguém ao ponto de pagar 12 milhões de dólares por uma trufa.

A maioria destas histórias desenvolve-se em torno de dinheiro, dando especial atenção a milionários e a actores famosos. Também aqui são incluídas as ambições das pessoas que não são “ninguém” mas a quem, por uma certa quantia em notas, é dado o passaporte de ouro para este mundo de mentiras.

Mas o livro não se resume só a isto, também tem a sua parte da imaginação fantástica – com histórias um pouco estranhas e um tanto ou quanto macabras: de roupa com sabor e cheiro a comida a um mundo dividido em dois, em que os mais ricos flutuam por cima dos mais pobres, ou seja, os deuses no céu e os mortais na terra.

Resumindo, são histórias surreais e, no entanto, poderiam mesmo ser histórias verdadeiras. Pode-se observar, também, uma liberdade quanto à escrita, visto que não obedece aos critérios considerados normais. O narrador preocupa-se só em exprimir uma consciência inconsciente, ou o que o instinto lhe dita.

Achei o livro uma leitura divertida capaz de proporcionar umas boas gargalhadas e é um óptimo meio para fugir à rotina do dia-a-dia.

Cristiana Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário