LEIA - Quem somos

O projecto LE.I.A. continua activo e aparece agora renovado: ao associar-se ao projecto LER+ do Plano Nacional de Leitura, ganhou a sigla M.L.M (Melhores Leitores do Mundo). Continua a ser um espaço de partilha de experiências de leitura, mas integra agora na sua estrutura um verdadeiro clube de alunos leitores.

Permanece, no entanto, sempre aberto às sugestões de leitura que nos queiram enviar. Por isso, se acabou de ler um livro e gostou, escreva alguma palavras sobre ele e envie o texto para
leia.esmtg@gmail.com. Nós temos o maior gosto em publicá-lo no blogue.
Sugira. Comente. Participe. O blogue é o seu espaço.

Ana Gonzaga

Rosário Cardoso







quinta-feira, 11 de março de 2010

As Visitas do LEIA

Associando-se à semana do Livro e da Leitura (de 1 a 8 de Março), o LEIA visitou salas de aula, fazendo ... leituras.
Algumas alunas leitoras partilham a sua experiência:



Porque a literatura é uma paixão e a leitura um vício…


…foi com muito prazer que me ofereci para ler um poema de António Gedeão durante a semana da leitura, representando o projecto LEIA. Tendo-me apresentado a diversas turmas com uma colega e amiga minha, Márcia Vicente, que também leu um poema à sua escolha, espalhei um pouco o espírito que se pretendia, acabando por divulgar o projecto no qual estou inserida. Juntando o útil ao agradável, pois faço parte do grupo de teatro, acabei por conceder um jeito teatral ao poema que li, o que penso que agradou aos alunos que aplaudiram a minha leitura.

Para finalizar devo agradecer à professora Ana Gonzaga por me ter proporcionado esta oportunidade, que me permite compartilhar com os outros a febre da leitura.

Ana Félix



Leitura nas Salas de Aula

Por mais que o coração batesse e as mãos tremessem, pela ansiedade, o medo da rejeição e do gozo, a vontade de ler e de partilhar todas aquelas palavras com os meus colegas era imensa.

Toda esta vontade de partilhar a paixão da Leitura com os outros levou-me a querer ler-lhes um, passar-lhes a mensagem de que ler é algo agradável!

Queria transmitir-lhes o que sinto quando leio, queria que eles sentissem o mesmo e se deslumbrassem na imensidão das palavras!

Foi uma experiência enriquecedora, fez-me querer partilhar mais e mais este gosto pela Leitura, querer passar este “bichinho” para todos e vê-los “enfeitiçados” por esta maravilhosa Arte.



A semana da leitura proporcionou a mim e à minha colega uma oportunidade bastante interessante de conciliar a veia teatral com a leitura de um texto à nossa escolha, neste caso, a de dois poemas, um de Miguel Torga, lido por mim, e outro de António Gedeão pela Ana Félix. Devo dizer que os alunos das turmas às quais fomos se demonstraram de certa forma interessados e respeitaram o nosso trabalho, enquanto membros do projecto LEIA.

Espero vir a ter outra experiência, tal como esta.

Márcia Vicente

Semana do Livro e da Leitura:

foi uma experiência alucinante! Gostei e quero repetir!

Sara Veríssimo

Sem comentários:

Enviar um comentário