LEIA - Quem somos

O projecto LE.I.A. continua activo e aparece agora renovado: ao associar-se ao projecto LER+ do Plano Nacional de Leitura, ganhou a sigla M.L.M (Melhores Leitores do Mundo). Continua a ser um espaço de partilha de experiências de leitura, mas integra agora na sua estrutura um verdadeiro clube de alunos leitores.

Permanece, no entanto, sempre aberto às sugestões de leitura que nos queiram enviar. Por isso, se acabou de ler um livro e gostou, escreva alguma palavras sobre ele e envie o texto para
leia.esmtg@gmail.com. Nós temos o maior gosto em publicá-lo no blogue.
Sugira. Comente. Participe. O blogue é o seu espaço.

Ana Gonzaga

Rosário Cardoso







quarta-feira, 1 de junho de 2011

Morreste-me de José Luís Peixoto

Uma estrondosa confusão de sentimentos, emoções. Um expressar de angústia, mágoa, mal-estar e depressão. Uma aceitação e recusa simultânea de uma morte repentina. Um caminho cheio de pedras e obstáculos a percorrer, um percurso que poderá ser belo, porém muito atribulado, uma viagem sem ninguém para ajudar, pois essa pessoa já foi. Uma queda sem alguém para a amparar. Uma lágrima sem quem a seque… um misto de conversas interiores, que só o inconsciente pode ouvir. Tudo isto numa pequena obra de ficção, em apenas 39 páginas. Peixoto consegue resumir, numa história não verídica, toda a emoção que um romance exige. É tal e qual um frasco de perfume, quanto mais pequeno for a sua embalagem, mais concentrado será o seu aroma, mas forte será, o seu impacto também será maior, tal como o livro.

É uma obra quase inexplicável, que, só lendo, é possível entender.

Mónica Cid

Sem comentários:

Enviar um comentário