LEIA - Quem somos

O projecto LE.I.A. continua activo e aparece agora renovado: ao associar-se ao projecto LER+ do Plano Nacional de Leitura, ganhou a sigla M.L.M (Melhores Leitores do Mundo). Continua a ser um espaço de partilha de experiências de leitura, mas integra agora na sua estrutura um verdadeiro clube de alunos leitores.

Permanece, no entanto, sempre aberto às sugestões de leitura que nos queiram enviar. Por isso, se acabou de ler um livro e gostou, escreva alguma palavras sobre ele e envie o texto para
leia.esmtg@gmail.com. Nós temos o maior gosto em publicá-lo no blogue.
Sugira. Comente. Participe. O blogue é o seu espaço.

Ana Gonzaga

Rosário Cardoso







quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Anne Bishop, A Aliança das Trevas

A autora de “A Trilogia das Jóias Negras” mostrou mais uma vez a sua perícia no mundo do fantástico. “A Aliança das Trevas” é um romance que integra o cenário obscuro, intenso e marcadamente sensual das obras anteriores, levando o leitor a mergulhar no universo criativo de Anne Bishop.


Quem não leu os livros anteriores terá dificuldade em entender a sociedade dos “Sangue”, regida pelas mulheres e onde o poder assenta na magia contida em Jóias, de acordo com o seu poder e na casta de cada indivíduo. Uma sociedade onde os machos servem uma Rainha, que controla o território, com lealdade incondicional… ou pelo menos assim deveria ser.

Neste novo volume seguimos a história do último primogénito descendente de Lia e Jared, Theran Greyhaven, e a sua tentativa de repor a paz em Dena Nehele. Com a ajuda de Saetan, o Senhor Supremo do Inferno e de Jaenelle, ex-Rainha de Ebon Askavi, Theran contrata Cassidy- Rainha rejeitada pela sua própria corte por não ser atraente - para assumir o poder na sua terra natal. As diferenças entre Cassidy e Theran põem o território em xeque, e a instabilidade começa a fazer-se sentir, mas a bondade e amizade da nova Rainha, e o apoio da sua nova corte depositam esperança no coração do povo.

Mais do que a história de Dena Nehele, o que realmente impressiona são as relações entre personagens, complexas, diversificadas, tipicamente humanas: Theran, pela sua perseverança, Cassidy pela sua teimosia, alegria e carinho, Saetan na sua paciência, Daemon e Lucivar, como protectores, guardiães e Jaenelle como a roda-viva, a Rainha pela qual todos os Sangue se regem. Bishop traz-nos mais uma vez uma história repleta de emoções, onde as personagens tornam-se de tal maneira familiares, que nos parecem reais. Recomenda-se.

Teresa Garrocho

2 comentários:

  1. Olá
    Esta é uma das sagas que aconselho a todos.
    Adoro como o enredo se desenvolve e como Anne escreve, cheia de mistérios e fantasias.
    Acabei de ler este último livro no dia 21 de Novembro e penso que lhe falta mais qualquer coisa.
    Espero que haja uma continuação.

    ResponderEliminar
  2. Anne é uma das minhas escritoras preferidas.
    E a triologia das Joias negras e todos os livros que têm a haver com esta triologia sao os meuspreferidos. Adoro as personagens, o mundo cheio de magia, suspanse e amor.

    Estas personagens entram na nossa vida como se os conhecessemos há muito tempo.

    Eu recomendo vivamente a entrarem neste mundo!

    ResponderEliminar