LEIA - Quem somos

O projecto LE.I.A. continua activo e aparece agora renovado: ao associar-se ao projecto LER+ do Plano Nacional de Leitura, ganhou a sigla M.L.M (Melhores Leitores do Mundo). Continua a ser um espaço de partilha de experiências de leitura, mas integra agora na sua estrutura um verdadeiro clube de alunos leitores.

Permanece, no entanto, sempre aberto às sugestões de leitura que nos queiram enviar. Por isso, se acabou de ler um livro e gostou, escreva alguma palavras sobre ele e envie o texto para
leia.esmtg@gmail.com. Nós temos o maior gosto em publicá-lo no blogue.
Sugira. Comente. Participe. O blogue é o seu espaço.

Ana Gonzaga

Rosário Cardoso







quinta-feira, 11 de março de 2010

O que sabemos nós sobre Teixeira Gomes?

A propósito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes e da leitura da narrativa “Uma Novela Imperfeita”, integrada na obra “Londres Maravilhosa”, no dia 24 de Fevereiro o LEIA recebeu a visita da professora Graça Ventura, que dinamizou uma sessão sobre a vida e obra do nosso patrono e a quem muito agradecemos.




Professora Ana Gonzaga



O que sabemos nós sobre Manuel Teixeira Gomes?
Basicamente, nada! Através das suas fotografias que nos chegam, o que se pode observar é um homem sério e sisudo. De barba branca e rosto rígido seria certamente, pela sua pose, um homem culto e importante negociante. Mas foi muito mais do que isso! Através de uma pequena sessão com a professora Graça Ventura fiquei a conhecer esta ilustre personagem, não só da história de Portimão como também de Portugal.

Ao que consta, Teixeira Gomes exerceu altos cargos, foi por exemplo representante de Portugal em Londres e o 7º Presidente da República. Mas o que mais me espantou (no bom sentido) foi o facto de este ter sido um mulherengo, um boémio literário e um amante das artes e culturas estrangeiras. Achei fascinante o facto de faltar às aulas na Universidade de Medicina para ir ler (curiosamente junto ao Tejo) ou de se aproveitar das viagens de negócios para se instruir culturalmente.

Ainda só li um pequeno texto escrito por este excêntrico escritor: a "Novela Imperfeita", mas gostei imenso do erotismo da sua escrita, apesar de, segundo a professora Graça Ventura, esta novela não ser das mais eróticas de toda a obra deste autor.

Sara Veríssimo

1 comentário:

  1. Sara, ainda bem que gostaste da novela Ana Rosa. Como vos disse na sessão, recomendo a leitura de outra versão dessa novela também com nome de mulher - Maria Adelaide.
    Também gostei muito da conversa que tivemos, fou uma boa tertúlia.
    Reparei que, de tão entusiasmada que estavas com o espírito boémio de Teixeira Gomes, confundiste o Mondego com o Tejo... Ele passou algum tempo em Lisboa e teve uma casa na foz do Tejo, mas em Coimbra gostava mesmo era do Mondego.
    Maria da Graça Ventura

    ResponderEliminar