LEIA - Quem somos

O projecto LE.I.A. continua activo e aparece agora renovado: ao associar-se ao projecto LER+ do Plano Nacional de Leitura, ganhou a sigla M.L.M (Melhores Leitores do Mundo). Continua a ser um espaço de partilha de experiências de leitura, mas integra agora na sua estrutura um verdadeiro clube de alunos leitores.

Permanece, no entanto, sempre aberto às sugestões de leitura que nos queiram enviar. Por isso, se acabou de ler um livro e gostou, escreva alguma palavras sobre ele e envie o texto para
leia.esmtg@gmail.com. Nós temos o maior gosto em publicá-lo no blogue.
Sugira. Comente. Participe. O blogue é o seu espaço.

Ana Gonzaga

Rosário Cardoso







quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sandro Junqueira visitou o LEIA

Foi com imenso gosto que o nosso grupo, pertencente ao projecto de leitura LEIA, recebeu na biblioteca da nossa escola o escritor, poeta, actor e encenador Sandro William Junqueira, que a convite da Professora Ana Gonzaga, coordenadora do projecto em causa, aceitou comparecer na escola dos seus tempos de juventude, no passado dia 3 de Fevereiro.


Gostaria de partilhar a minha opinião sobre a sessão que presenciámos, dizendo apenas que soube a pouco. Este jovem, de 35 anos, proporcionou-nos um momento de partilha de vivências enquanto estudante, escritor e actor. Ensinou-nos um pouco da sua arte, aconselhou-nos, pronto a ouvir as nossas dúvidas de adolescentes com sede de leitura e de novas experiências. Com ele também testemunhámos o que é representar, ao declamar um pouco da sua poesia e a de outro grande poeta, Herberto Hélder, com sentimento e entrega.

Dá gosto apercebermo-nos de como há pessoas que amam a sua profissão, como Sandro Junqueira. Por isso há que dizer: continuação de um bom trabalho e até uma próxima!

Ana Félix, 12º D

Comentários de outros alunos:

«Obrigada ao Sandro por frases como "Escrever é ter liberdade absoluta. Escrever é libertar os "fantasmas" que estão na minha mente. Escrever é desligar-se do mundo para entrar noutro". Admiro a sua coragem de ter substituído uma vida segura e confortável pelo mundo incerto, mas libertador, da escrita e do teatro.»

Laila, 12º E

“A Poesia do Sandro transportou-me para outra dimensão: a maneira como ele declama poesia, com voz firme e enérgica, olhos nos olhos, expressa-nos por palavras o mais belo e mágico que a poesia pode ter. Nasce uma paixão que nós não sabíamos que pudesse existir…

A poesia domina-nos a alma!”

Silvana, 12º E



“A sessão de poesia com o Sandro foi bastante engraçada.

Foi um encontro num ambiente mais acolhedor, intimista e pessoal, com poucas pessoas, onde ficámos a conhecer melhor a vida do escritor e como surgiu a sua paixão pela escrita.

É um rapaz bastante simpático que até nos dispensou algum do seu tempo para nos recitar um poema ou dois, o que fez com tanta emoção que até nos esquecemos que estávamos ali naquele momento. Enquanto ele lia o poema parece que o estávamos a viver também, e nesse momento surgiram sorrisos nos rostos como se aquela tivesse sido a melhor coisa que tivéssemos ouvido.

Esta foi a segunda vez que vimos o Sandro “em acção” e posso dizer que, se tiver outra oportunidade de o ver, não pensarei duas vezes.”

Sem comentários:

Enviar um comentário